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O que é uma Digital Experience Platform (DXP)?

O que é uma Digital Experience Platform (DXP)?

Uma plataforma de experiência digital (DXP) é uma plataforma de software que gerencia a experiência digital em uma ampla gama de pontos de contato digitais. Usualmente, as funcionalidades encontradas em um DXP incluem criação e gerenciamento de conteúdo, comércio eletrônico, personalização e experimentação.

A Gartner define DXP como "um conjunto integrado de tecnologias centrais que suportam a composição, gestão, entrega e otimização de experiências digitais contextualizadas".

Em outras palavras, as plataformas de experiência digital fornecem o ferramental necessário para construir, gerenciar e otimizar jornadas digitais, de forma agnóstica e escalável.

As plataformas de experiência digital são uma evolução dos sistemas tradicionais de gerenciamento de conteúdo, capazes de mapear todo o ciclo de vida digital do cliente, desde a criação de conteúdo até a implantação até a medição e a iteração. Uma DXP lida com grande parte do gerenciamento de dados e experiência do usuário para que os profissionais de do Direito possam se concentrar nas necessidades e no engajamento de seus clientes.

Acabe com os silos que dividem seu negócio

Mesmo em organizações que já conseguiram ter sua operação colocados em sistemas com algum grau de automação, é extremamente penoso não conseguir integrar, em um único ambiente, todas as etapas e canais de interação.

Para uma jornada fluida, informações precisam estar disponíveis onde quer que o usuário esteja. Dados precisam estar desacoplados da funcionalidade, para que possam ser organizados e apresentados de acordo com o contexto.

O usuário não deveria precisar perder tempo aprendendo onde os dados estão guardados e como acessá-los, até porque essa estruturação precisa evoluir para que o negócio não fique engessado.

Na Looplex você poderá, em um só lugar, (a) construir conteúdo de maneira automatizada (como contratos, petições, propostas ou memorandos); (b) gerenciar e otimizar jornadas digitais em canais de interação que se adaptam ao contexto de cada atividade; (c) armazenar todo o seu know-how jurídico e documentos operacionais; e, ainda, (d) orquestrar experiências de terceiros.

Componentes de uma DXP

Plataformas de experiência digital ainda fazem parte de um campo nascente de soluções online, mas há uma série de recursos que são comuns à maioria das DXPs:

Gerenciamento de conteúdo - O conteúdo está no centro das experiências digitais, por isso essas plataformas possuem – e a Looplex não é exceção – recursos de um sistema de gerenciamento de conteúdo (content management system ou CMS). Um DXP ajuda a servir como um repositório central para o conteúdo de uma organização, e esse conteúdo pode ser apresentado em diversos pontos de contato, seja no site, aplicativo móvel da organização, reports e dashboards, módulo de gerenciamento de projetos, entre outros.

Gestão de ativos - Uma funcionalidade relacionada ao gerenciamento de conteúdo é a gestão de ativos digitais. Assim como o conteúdo (que normalmente está na forma de texto), os DXPs servem como repositório central para ativos digitais de lógica jurídica, como estratégias, modelos, fluxos organizacionais e outros que podem ser usados em diferentes contextos com escalabilidade.

Gestão de relacionamento com o cliente - Um DXP acompanhará os dados dos clientes para construir relacionamentos com clientes de longo prazo, bem como criar uma experiência personalizada para cada cliente.

Insights, analytics & inteligência - Não é suficiente para uma DXP simplesmente hospedar conteúdo. Uma plataforma de experiência digital jurídica moderna como a Looplex também fornece análises e insights sobre fluxos de trabalho de comportamento do usuário. Por meio de tecnologias como análise de big data e inteligência de conteúdo, as plataformas de experiência digital podem fornecer insights em tempo real sobre o comportamento do usuário e fazer recomendações pró-ativas para otimizar a experiência.

Personalização & automação - Outra capacidade relacionada dos DXPs é a personalização. A Looplex tem a capacidade de customizar cenários e situações específicas de um cliente na automação de conteúdo, bem como pode analisar dados comportamentais para criar experiências personalizadas para cada usuário.

APIs e integrações - Claro, nenhuma plataforma de software pode fazer tudo - pelo menos ainda! Por isso, a Looplex fornece um conjunto de APIs flexíveis e uma arquitetura aberta que podem ser facilmente integrados com as melhores soluções da categoria no mercado jurídico. Cada organização pode montar o seu caso de uso, com diferentes stacks de tecnologia.

Marketplace digital [em breve!] – A Looplex permite que advogados e escritórios de advocacia transacionem serviços jurídicos facilmente na web, fornecendo funcionalidade de “comércio eletrônico”. Lidamos com todo o trabalho back-backend necessário para configurar uma vitrine digital, aceitar pagamentos e acompanhar pedidos.

Exemplos DXP fora do Direito

Outros exemplos de plataformas de experiência digital (de acordo com o Quadrante Mágico do Gartner) incluem:

  • Salesforce

  • Oracle

  • SAP

  • OpenText

  • Adobe Experience Manager

O que considerar ao escolher uma DXP

1. Mapeie suas necessidades para seus objetivos. Os requisitos de cada organização são únicos. Certifique-se de que os recursos e funcionalidades que você tem na sua lista de desejos não tenham sido colocados na lista apenas porque são o “último grito da moda”. Em vez disso, estabeleça metas realistas e entenda como certos requisitos de tecnologia ajudarão você a alcançá-los. É útil separar seus requisitos em fases também. Quais recursos são imediatamente necessários, e quais seriam legais de ter, ainda que em um segundo momento?

2. Peça muitas referências. É claro que você vai querer ver exemplos de sucesso. Mas você pode ficar extremamente preso em detalhes quando você pede apenas referências e estudos de caso. Vá além de um simples exemplo de sucesso e peça ao seu fornecedor um estudo de caso parecido. Peça para a Looplex lhe mostrar uma empresa que tenha visto sucesso em sua indústria, com seu caso de uso, ou servindo um tipo semelhante de cliente ao seu.

Mas, mais do que isso, seu provedor de tecnologia deve ser capaz de falar a sua língua e compartilhar casos que são relevantes para você. Por isso a Looplex é formada em grande parte por advogados e administradores que já trabalharam em departamentos jurídicos e escritórios de advocacia anteriormente.

3. Avalie o ecossistema do fornecedor. É absolutamente essencial manter os ecossistemas parceiros dos fornecedores e os recursos de integração em mente ao avaliar as opções.

A realidade é que um software precisa ser capaz de falar com outros softwares, como falamos aqui ele não deve operar em silos. À medida que você aborda sua decisão tecnológica, certifique-se de entender a comunidade, documentação e parceiros de integração que existem em torno de um determinado software.

A Looplex, por exemplo, possui um mercado de aplicativos robusto com integrações, aplicativos e conectores pré-construídos, além de uma extensa documentação e comunidade de engenharia jurídica.

4. Não abra mão do essencial. Quando você começar a sentir que terá que ceder e aceitar algo pior em termos de velocidade, qualidade, custo ou suporte, considere uma direção diferente; por exemplo, em vez de escolher entre velocidade e qualidade, escolha um fornecedor que lhe dê o melhor dos dois mundos.

Nosso objetivo na Looplex não é ser o mais barato e nem o mais rápido de implantar, pois nossa prioridade é entregar a melhor combinação de velocidade, custo, suporte e qualidade do mercado.

Quem precisa de uma DXP?

Quando você se concentra na experiência digital, você ganha. Isso é especialmente verdade em tempos incertos.

Focar na experiência do cliente é uma estratégia vencedora em tempos de incerteza e investir no digital é absolutamente crucial. Especialmente após a pandemia, nem é mais uma pergunta.

Como e onde você investe, no entanto, definitivamente é um ponto para discussão. Nem todo escritório ou toda empresa precisa necessariamente de um DXP. Para alguns, gerir seus casos com planilha Excel, fazer todas as petições no Word e construir um simples site com conteúdo de blog e dados de contato é suficiente. Está tudo bem, e quando essa organização estiver mais madura para uma nova fase de transformação digital, estaremos lá!

E lembre-se, você não tem que investir em tudo imediatamente. Por exemplo, se você é inteiramente novo no espaço de experiência digital, comece com o que é fácil e rápido de implementar, como documentos padronizados, criação ou análise de propostas e gestão básica de casos.

Mas se você quer uma maneira de conectar toda a jornada digital, personalizar experiências e, finalmente, alavancar o digital como o braço principal do seu negócio de serviços jurídicos, então você pronto para uma DXP como a Looplex.

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